Nossos controles de todo dia!

A teoria do Lócus de Controle foi proposta pelo psicólogo Julian Rotter em 1966 como um traço de personalidade em sua teoria da aprendizagem social. O termo “Lócus de Controle” (LC) é usado para se referir à percepção que uma pessoa tem sobre as causas do que acontece na sua vida.

Existem dois tipos de Lócus de Controle: interno e externo.

Lócus de Controle Interno: Pessoas com um Lócus de Controle Interno acreditam que o sucesso ou o fracasso é resultado de seu próprio trabalho e esforço. Elas tendem a assumir mais responsabilidade por suas ações e pelos resultados finais, sejam eles bons ou ruins. Por exemplo, se uma pessoa com um Lócus de Controle Interno obtém uma excelente nota na prova de matemática, ela provavelmente atribuirá esse resultado ao tanto que se dedicou aos estudos.

Lócus de Controle Externo: Pessoas com um Lócus de Controle Externo atribuem o sucesso ou o fracasso a influências externas, como sorte, destino, tempo ou interferência de outras pessoas. Por exemplo, se uma promoção foi negada a uma pessoa com um Lócus de Controle Externo, seria fácil, até natural culpar outras pessoas. Que estão além de seu controle.

Consequências: As pessoas que acreditam ter o poder de exercer algum grau de controle sobre suas vidas são mais saudáveis, mais eficazes e mais bem-sucedidas do que aquelas que não acreditam na sua capacidade de fazer mudanças em suas vidas. Por outro lado, se uma pessoa acredita que o que acontece ao seu redor não depende dela, é difícil agir para mudar. Assim, ocorre uma espécie de paralisia que impede as pessoas de agirem ou atingirem os seus objetivos.

Outro exemplo de Lócus de Controle Interno:

  • Praticar um esporte: Uma pessoa com um Lócus de Controle Interno que pratica um esporte acredita que quanto mais ela treinar, melhor ela se tornará. Ela vê uma conexão direta entre o tempo e o esforço que ela coloca no treinamento e seu desempenho no esporte.

Outro exemplo de Lócus de Controle Externo:

  • Ficar preso no trânsito: Uma pessoa com um Lócus de Controle Externo que está presa no trânsito pode culpar o tráfego ruim ou os outros motoristas por estar atrasada, em vez de considerar que ela poderia ter saído de casa mais cedo ou planejado uma rota diferente.

Qual o impacto disso na saúde mental?

  • Pessoas com um Lócus de Controle Interno tendem a ter melhor saúde mental e maior satisfação com a vida. Elas são mais propensas a adotar comportamentos saudáveis, como exercício físico regular, alimentação equilibrada e busca de apoio social. Além disso, têm um grau mais elevado de autoestima e autoeficácia.
  • Por outro lado, pessoas com um Lócus de Controle Externo podem ter uma maior probabilidade de sofrer de ansiedade, depressão ou outros transtornos psicológicos. Isso ocorre porque elas podem se sentir impotentes para mudar suas circunstâncias ou alcançar seus objetivos, o que pode levar a sentimentos de desesperança, desamparo e baixa autoestima. Elas buscam pouco ou nenhum apoio social.

Lembre-se, a maioria das pessoas não se enquadra estritamente em uma categoria ou outra, mas sim num lugar ou outro ao longo da sua vida.

Em resumo, as pessoas com lócus interno acreditam que podem controlar seu próprio destino por meio de muito esforço, trabalho e treinamento. Neste caso, encontram uma explicação para o que estão passando. Elas são mais otimistas e possuem mais hábitos saudáveis.

Já as pessoas com controle externo não acreditam que podem controlar seu destino. Estão convencidas de que o acaso, a sorte e o comportamento de terceiros determinam o seu futuro e que estão impossibilitadas de mudar suas vidas. Segundo Rotter, existem evidências de que o uso de drogas, a falta na escola e a ausência de atividades em pessoas deprimidas estão relacionadas ao controle externo. Neste caso, as pessoas não encontram uma explicação para o que ocorre com elas e se tornam cada vez mais impotentes diante da vida. São mais pessimistas e, portanto, mais adeptas ao fumo e ao álcool.

Onde está o seu controle? No lócus interno ou no lócus externo?

Pense nisso!

André Coelho – Psicólogo e Acupunturista
(11) 99793-3255
contato@psicologoandrecoelho.com.br

Supere-se e volte a viver bem!

Agende já uma sessão