Lúmen: André, neste seu primeiro livro, o tema principal é o pensamento. Por que escolheu esse tema e qual a importância do pensamento em nosso cotidiano?
André Luiz Gomes Coelho: Escolhi esse tema porque o pensamento é fundamental para construir um mundo interior, pessoal, que reflete no mundo concreto que nos cerca, ele é base das realizações humanas. A importância do pensamento no cotidiano é fundamental para tudo o que fazemos e também o que somos. O pensamento cria, constrói e destrói. Basta direcioná-lo para que o trabalho seja feito. É o pensamento que cria ou atrai alegrias, tristeza, bem estar e também os principais transtornos que temos hoje em dia, como ansiedade, depressão, pânico etc. Ele cria as bases da crença, hábito e vício. Se você acredita que o mundo pode ser melhor, é o pensamento que irá construí-lo, a começar por si mesmo e expandindo para os que o cercam. É contagiante.
Lúmen: Nossos pensamentos são moldados e influenciados por família, escola, educação que recebemos, meio ambiente, etc. Como modificar esses “decretos” recebidos ao longo da vida para pensarmos diferente?
André Luiz Gomes Coelho: Ótima pergunta. É após os 11 anos de idade que um indivíduo está apto a lidar com o pensamento de forma mais apropriada. Antes disso ele precisa de diretrizes para “melhor viver” consigo e com as pessoas que o cercam, daí surge o que você mencionou sobre “decretos”, que precisam ser aceitos para um desenvolvimento do ser e do seu caráter básico. Só em seguida poderá aperfeiçoá-lo por si mesmo. É por isso que grandes cientistas do comportamento humano mencionam a importância de se ter uma infância mais produtiva possível e com condições favoráveis a esse desenvolvimento básico, pois quanto menor desvio tiver nessa fase, mais centralidade terá o ser humano adulto que advir daí. A importância da família é prioridade máxima na formação de qualquer pessoa, seguida pela educação. Só uma educação de qualidade e apropriada, pode salvar a instituição família que se encontra tanto em descrédito atualmente. Se a humanidade perder essas duas coisas: família e educação, entrará em colapso. Com certeza, o fato de a falência familiar ser uma realidade crescente na atualidade, se dá por motivo de que essa crença teve início no pensamento. A falta de crença na sua existência gerou pensamentos capazes de desacreditá-la como fundamental. O que se pensa e acredita, se realiza.
Lúmen: Hoje o mundo competitivo impõe conceitos como “sucesso”, “fracasso”, “prosperidade”, “conquistas materiais”, etc. O que isso tem a ver com o pensamento?
André Luiz Gomes Coelho: Tudo. O pensamento é um atributo humano muito poderoso e transformador. Ele pode ser voltado para o lado positivo, produtivo ou o contrário. Dependerá única e exclusivamente da intenção pessoal de quem os cria. A relação do pensamento com o sucesso, fracasso, prosperidade e conquistas materiais está ligado ao seu direcionamento. Esse fato em si, não é muito difícil de conseguir, mas a parte mais árdua está em perseverar com o pensamento naquela direção. A atitude positiva de atrair sucesso está embasada num conjunto de pensamentos associados às crenças e à vontade de vencer. Se a pessoa tiver bloqueios, medo ou receio de vir a ter sucesso, os seus pensamentos positivos serão estéreis e não atrairão as oportunidades necessárias. Antes de tudo, é preciso tirar os medos de vencer, para poder vencer. Outro fator importante é saber o conceito de sucesso, e qual o significado ele tem para cada pessoa, pois é um desejo particular e não coletivo, bem como a aquisição de bens materiais e a prosperidade.
Lúmen: Profissionalmente, dentro de uma empresa, é possível fazer uma relação entre sucesso X pensamento ou fracasso X pensamento no que diz respeito ao desempenho da função de cada um dentro da organização?
André Luiz Gomes Coelho: Sim. Quando a pessoa aprende a desenvolver pensamentos produtivos, positivos, de qualidade, focado no que deseja desenvolver e produzir, ela também o faz a nível profissional. Quando alguém aprende a usar o poder do pensamento e prospera a nível pessoal, tudo, exatamente tudo melhora a sua volta. Lembrando que o oposto também acontece. Se ela não crer em si ou no seu trabalho, atrairá situações contraditórias e, provavelmente, irá se relacionar mal com os colegas, além de diminuir seu desempenho. Enfim, irá atrair embaraços à sua carreira. Porém, quando se fala de trabalho, é bom lembrar que não basta só ter pensamento positivo para ter sucesso, antes é preciso buscar conhecimento.Os conhecimentos adquiridossão os tijolos e o pensamento é a argamassa na construção de uma obra mental até a sua concretização. Então, para ter sucesso, primeiro é necessário adquirir conhecimento sobre a empresa e seus negócios para, depois, pensar em formas mais evoluídas e diferentes de se fazer a mesma coisa, aumentando sua utilidade e funcionamento, assim a pessoa se destaca e cresce profissionalmente. Lembremos que sucesso só vem antes do trabalho no dicionário.
Lúmen: Em seu livro você também cita a fé e a renovação. Qual a relação entre fé e psicologia e em que essa relação pode ajudar o ser humano?
André Luiz Gomes Coelho: Muitas universidades, dentro e fora do país, já estão dando foco no assunto sobre a fé e a espiritualidade. Diante desse quadro, fica claro que a ciência já passou da fase especulativa a respeito da fé e da espiritualidade. Hoje é fato científico. Por esse motivo, considerei fundamental abordar as questões da oração e da fé nesse livro, pois são dimensões humanas que estão presentes mesmo antes da ciência existir. Se os estudos dentro do campo da Medicina apontam que a espiritualidade e a fé ajudam a melhorar o corpo físico, o que podemos dizer então do lado mental? A fé e a espiritualidade são atributos da mente, e que podem atuar na própria mente da mesma forma que atuam no corpo. Renovar-se, acreditar e ter fé são princípios fundamentais que as pessoas utilizam para superarem adversidades o tempo todo, sem se darem conta. A fé é uma realidade humana e não uma invenção. As pesquisas feitas por essas universidades apontam os resultados pela reação positiva, melhora acentuada e cura de pacientes que acreditam em algo maior. Neste livro eu cito a fé porque ela começa no pensamento.
Lúmen: Como você lida em consultório com a questão do pensamento? Existe método terapêutico para exercitar essa mudança?
André Luiz Gomes Coelho: Durante um processo psicoterapêutico, várias dimensões da mente estão envolvidas, como a personalidade, o temperamento, as crenças, os recalques, os complexos, bem como:O pensamento. Às vezes, para se alterar uma forma de pensar é preciso vencer recalques ou crenças que um indivíduo possui, por exemplo. Só depois de superadas, permitem que o pensamento mude a consciência, ampliando-a. As manobras terapêuticas, para auxiliar na mudança do pensamento, variam com as habilidades dos respectivos psicólogos, associadas às defesas impostas pela mente do paciente.
Lúmen: Por fim, como renovar o mundo pelos pensamentos?
André Luiz Gomes Coelho: A começar por si mesmo. O ser humano é um universo. Conhecer os próprios pensamentos e analisar para onde eles apontam. Se estão desviados podem prejudicá-lo de alguma forma, e precisam ser corrigidos. Depois de corrigidos, devem se transformar em ações concretas. Digo aos meus pacientes que a maior missão de qualquer pessoa na própria vida é aperfeiçoar-se a cada instante. Se todos estivessem engajados nesse ideal, o mundo melhor já seria uma realidade, pelo menos dentro de si. O pensamento alimenta ideias, as ideias transformam as pessoas, que através dos seus exemplos constroem o mundo. Esse, por sua vez, inspira mais renovação, e todo o ciclo recomeça.
© 2024 André Coelho Psicólogo Clínico